24 de abr. de 2009

Apenas Três Reais

Glauber de A. L. da Anunciação

Bem acordei tarde, cansado, exausto, mas pensativo como de costume fui à janela e observei o sol, estava lindo e pensei, “dá” uma praia hoje, fui à carteira “preta” onde guardo meu suado dinheiro e fiquei triste, pois nada encontrei, para ser mais preciso tinha três reais, e não dá pra nada. Fiquei mais triste ainda porque perdi minha madrugada corrigindo prova, fazendo exercícios, lendo provas...e estava querendo ir a praia, até mesmo porque era feriado.Então pensei vou ler um jornalzinho, fiz o que tinha q fazer para ler sem interrupções (morando com os pais sabe como é), comecei (detalhe peguei o MP3 e dei início, Musica Pixote isso mesmo Pixote também não entendi o porque estava ouvindo esse “Grupo” musical, acho que é porque estou apaixonado, mas isso não vem o caso) de capa observei (não falarei o Jornal) Briga pública de ministros do STF vira crise...fui a página com muita sede ao pote e iniciei a leitura blá blá blá Vossa Excelência é bem bobo, ah eu não sou bobo me respeite. Vossa Excelência é feio é bem feio, não sou seus “coleguinhas”, pára com isso.
Amigos (as), não estou aqui discutindo a gravidade das acusações que ocorreram e foi publicada pela mídia, estou me divertindo nas palavras ditas por eles, não foi do jeito que relatei, mas foi bem parecido com as briguinhas dos meu “filhos” de 11 a 13 anos em sala de aula, o sol continuava e eu buscava uma leitura no jornal que me agradasse Ah começou a tocar “Fã de Carteirinha” pois o Pixote ainda rolava e ao mesmo tempo observei Passagens de Vôos...Parlamentares e assessores em destaque, e eu de novo fui com uma fome para ler a informação que ali continha e dê “cara” dei com um “mapazinho” em forma de globo e fiquei admirando, pois estava lindo estava parecido com os mapas que passei de exercício para os meus “filhos” de 5° série ou melhor 6°ano, então no artigo era discutido sobre limitação do uso das passagens a deputados e assessores...para excluir familiares e amigos de viagens internacionais com a “Carteirinha” lembrei dá carteirada...Deputados dizendo que o Senado queria os separar dos filhos, amigos,esposas...pensei Bota na Justiça lembrei da frase do meu Pai quando diz que alguns clientes são “JUSTICEIROS” o problema é grave e sério.
E o sol mais lindo do que nunca, mas como sabemos estou “duro” procurei mais notícias que me agradasse o mapa não foi muito suficiente. Daí lendo pra lá, Lendo pra cá, observei uma noticia “agradável” sobre um estrangeiro que ama o Brasil (Rio de Janeiro – Copacabana – Samba –Sol -Mulheres...) e diz que praticamente é brasileiro, fico triste ao mesmo tempo me divirto com essas coisas, Pianista, Saxofonista, Flautista, Gaitista que se destaca no Brasil (RJ) e atrai a população em geral (isso é a notícia).
Gente que população (Maioria) é essa que vai assistir o concerto a preços exorbitantes, será que é todo o Brasil (RJ) que acompanham o Concerto, em entrevista diz que o preço é popular (80 reais) Há Há popular para o popular. Lembro de um Fórum que fui ao final de 2007 Internet Governance Fórum num Hotel 5 estrelas na Barra, No Grupo de Pesquisa da Prof° Dr°.Michéle Tancman no qual reparei que no evento não tinha a população em massa ou pelo menos um membro de associação de moradores - pensei: claro que não vai ninguém (Pobre) até mesmo porque o objetivo e o interesse É e não É da população, mas o que me intrigou e à alguns membro do Grupo de Pesquisa foi o porque durante o Encontro toda hora era agradecida a população (gente eles estavam se referindo a população em massa ou seja os pobres) que os recebeu, até a programação dizia que toda população falava inglês, e espanhol com facilidade gente isso era mencionado por membros importantes ali presentes já que se tratava de encontro internacional.
Sabemos que a massa mal tem o ensino médio de verdade, falo verdade porque sabemos que temos uma deficiência no ensino que existe a “desigualdade escolar” enquanto futuros professores estão lendo Milton Santos Por uma outra globalização tem alunos de ensino médio da rede privada (não vou dizer quais escolas até mesmo porque não vem o caso e também não estou dizendo que está errado) que estão lendo, imagina os estudantes da rede pública (claro não são todas) o que estão lendo? Opa fugi um pouco desculpe, então será que todos do Rio de Janeiro onde foi sediado o evento sabia o inglês, sabemos que não, o porquê da informação equivocada, bem o motivo sabemos, pelo menos creio nisso. Agora vou à busca de “algo agradável” bem o sol continua lindo e meu celular tocou, boa noticia vou sair , sim sim estou com três reais, mas quem tem amigos tem tudo, fui que fuiiiiii.

Glauber de A. L. da Anunciação
Professor de Geografia
glauberanunciado@yahoo.com.br

Nenhum comentário: