2 de mai. de 2011

Ciclo Hidrológico

O Ciclo Hidrológico é a descrição do comportamento natural da água em volta do globo terrestre. Essencial para o desenvolvimento da vida na Terra,é composto de três fenômenos principais: evaporação para a atmosfera, condensação em forma de nuvens e precipitação, mais freqüentemente em forma de chuva, sobre a superfície terrestre, onde ela se dispersa sobre as mais variadas maneiras, de acordo com a superfície receptora, escoando sobre a superfície, infiltrando-se e/ou evaporando-se.
A cada ano, a energia do Sol faz com que um volume de aproximadamente 500.000 Km3 de água se evapore, especialmente dos oceanos, embora também de águas e rios. Essa água retorna para os continentes e ilhas, ou para os oceanos, sob a forma de precipitações: chuva ou neve. Os continentes e ilhas têm um saldo positivo nesse processo. Estima-se que eles “retirem” dos oceanos perto de 40.000 Km3 por ano. É esse saldo que alimenta as nascentes dos rios, recarrega os depósitos subterrâneos, e depois retorna aos oceanos pelo deságüe dos rios .
No ciclo da água o sol tem papel fundamental, pois faz evaporar, através das radiações solares, a água dos rios, dos lagos, dos oceanos e de todos os seres vivos. Com a evaporação, formam-se as nuvens, e das nuvens as águas retornam na forma de precipitação (chuva), trazendo gás carbônico, nitrogênio e outras substâncias fundamentais à vida dos seres vivos. Ao atingir o solo, uma parte infiltra-se no mesmo promovendo a recarga das reservas freáticas e a re-hidratação do solo, ou seja, dos depósitos de água disponível para a vegetação terrestre e para as atividades biológicas. Outra parte escoa para os rios, lagos e oceanos. (Negreiros, 2002)
Para Barros (2007) a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos, em condições naturais, dependem do clima e das características físicas e biológicas dos ecossistemas que a compõem. A interação contínua e constante
entre a litosfera, a biosfera e a atmosfera, acabam definindo um equilíbrio dinâmico para o ciclo da água, o qual estabelece em última análise, as características e as vazões das águas. Esse equilíbrio depende, entre outros das quantidades e distribuição das precipitações; do balanço de energia (a quantidade da água que é perdida através da evapotranspiração, da energia solar disponível, da natureza da vegetação e das características do solo); da natureza e dimensão das formações geológicas (controla o armazenamento da água no solo, no subsolo e determina o fluxo de base dos afluentes e do canal principal); e, da vegetação natural que cobre a área (controla o balanço de energia, a infiltração da água, a evapotranspiração e a vazão final).
Ainda a Autora dessa forma, qualquer modificação nos componentes do clima ou da paisagem alterará a quantidade, a qualidade e o tempo de resistência da água nos ecossistemas e, por sua vez, o fluxo da água e suas características. Assim, há que se conservar e preservar a água existente no planeta.




Figura 1 -Principais fases do ciclo hidrológico
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Agua01.html

Pelo ciclo hidrológico circula o maior fluxo de material do planeta. Existem cerca de 1,4 bilhão de km³ de água do planeta e a grande maioria deste volume se encontra nos oceanos. Apenas 3% do volume total de água é doce o suficiente para o consumo humano e irrigação, sendo que dois terços disso ficam congelados nos polos. A energia solar impulsiona o ciclo hidrológico global movendo aproximados 425 mil km³ de água dos oceanos para a atmosfera em processos determinantes para os padrões climáticos da Terra. O sol tem papel fundamental também no fornecimento da água que mantém a vida nos ecossistemas continentais. A maior parte desta água, 385 mil km³ retorna aos oceanos na forma de chuva. Outra parte, cerca de 110 mil km3/ano, se precipita sobre os continentes onde os rios, lagos e outros corpos hídricos superficiais comportam menos de 0,01% de toda a água da Terra. Aproximadamente 40 mil km³ desta água é drenada de volta ao mar pela ação da gravidade através de rios e aqüíferos (Speidel & Agnew, 1982; L’Vovich, 1973; Schwarz et al., 1990 in Souza e Moulton). Em seu retorno para o oceano, esta água transporta materiais, define a paisagem e sustenta a maioria dos ecossistemas terrestres, dulcícolas e estuarinos do planeta.
Devido ao acesso mais fácil, as formas mais importantes de armazenamento de água doce para o uso da humanidade e dos ecossistemas são rios, reservatórios e lagos, que representam apenas 0,27% do volume total de água doce da Terra, 93.100 km³. Entretanto, a contribuição de um único componente do ciclo hidrológico para a circulação global de água não depende apenas do volume estocado, mas, em grande parte, do seu período de renovação. Verifica-se que o período para a renovação da água em determinados meios varia consideravelmente e, como a água dos rios tem um tempo de permanência muito curto em relação aos outros reservatórios, ela favorece substancialmente a elevação da taxa de renovação da água através do ciclo hidrológico. (Setti, 2000)
O mesmo autor relata que o mesmo ocorre com o armazenamento da água na atmosfera, que é de aproximadamente 8 dias, isto é, no prazo de uma a duas semanas, a água que sobe à atmosfera retorna à superfície da Terra, podendo reabastecer o fluxo dos rios, a umidade do solo, as reservas de água subterrânea, ou cair diretamente nos espelhos líquidos dos lagos, oceanos e outros reservatórios, renovando as suas reservas e melhorando a sua qualidade à medida que proporciona a diluição de seus constituintes.





Figura 2 - Ciclo hidrológico médio anual da Terra (Adaptado de Shiklomanov, 1998; In: Setti, 2000).


Onde:
PC = precipitação nos continentes;
EvtC = evapotranspiração nos continentes;
ESS = escoamento superficial;
ESB = escoamento básico ou subterrâneo;
Po = precipitação nos oceanos;
Eo = evaporação nos oceanos.

Portanto, observa-se que anualmente, cerca de 119.000 km³ de água são precipitados sobre os continentes, dos quais aproximadamente 74.200 km³ evapotranspiram retornando à atmosfera em forma de vapor, 42.600 km³ formam o escoamento superficial e 2.200 km³ formam o escoamento subterrâneo. Assim, esses 42.600 km³ constituem, em média, o limite máximo de renovação dos recursos hídricos em um ano. Efetuando-se o balanço das informações contidas na Figura 2, nota-se que o ciclo hidrológico é realmente um sistema fechado. Dos 119.000 km³/ano precipitados sobre os continentes, 74.200 km³/ano (62%) retornam à atmosfera e 44.800 km³/ano (38%) escoam até os oceanos. Por sua vez, nos oceanos, o volume precipitado é de 458.000 km³/ano, enquanto a evaporação é de 502.800 km³/ano, o que gera um excedente de vapor d’água na atmosfera de 44.800 km³/ano. Portanto, nota-se que o volume de água que escoa dos continentes para os oceanos é igual ao valor que retorna dos oceanos para os continentes em forma de vapor d’água, fechando o ciclo. (Setti, 2000)
Com rios renovando-se tão rapidamente, a humanidade tem acesso não somente aos cerca de 2.100 km³ de água estocados nas suas calhas, mas também aos valores correspondentes às suas descargas líquidas globais de longo período.
Com a utilização dos dados hidrológicos existentes, têm-se realizado estimativas do volume médio anual de todos os rios do mundo, representando a soma dos recursos hídricos superficiais da Terra. Esse volume é utilizado como o limite máximo de consumo da água no mundo em um ano (OMM/UNESCO, 1997 in: Setti, 2000).

Autor:
Prof° Esp. Glauber de A. L. da Anunciação



Referência Bibliográfica

Barros, Fernanda. G. N.;Amin,Mário.M.Água:um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo-2007.Disponível em:
http://www.rbgdr.net/012008/artigo4.pdf Último acesso em:17-01-2011

Negreiros, Dora.H;Araújo.Fernanda .P.“Nossos Rios”.Niterói 2002

Setti, Arnaldo A; Lima, Jorge E. F.W. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 2ª ed. – Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica, Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas, 2000.

Souza, Marcelo L; Moulton,Timothy. P.Conservação com Base em Bacias Hidrográficas.
http://www.riosecorregos.com.br/Publica%E7%F5es_arquivos/capitulo.pdf Ultimo Acesso em:17-01-2011

Nenhum comentário: